domingo, 1 de julho de 2012

A Doce Loucura de Ser Mãe


Olá amigas chics,

Bom, para quem ainda não sabe, Nany e eu temos um super-poder em comum: somos mamães!!!
 Alícia, Estevão e Emmanuel são nossos 3 rebentos (os garotões são daquela que vos "fala",rsrsrs). Todos abaixo de 4 anos, sendo que o mais novo, Emmanuel, veio ao planeta terra a exatos 3 meses... e bebê que se preze, nesta idade não deixa a mamãe dormir não é mesmo?!
Portanto cá estou eu mais uma madrugada em claro cumprindo o lindo ofício materno e lembrei-me de uma poesia-artigo da Sílvia Schimidt que quero compartilhar com vocês.
Não gosto muito de poesias com o tema Maternidade por serem a maioria um tanto "piegas", mas essa é diferente, por que sintetiza muito bem essa “doce loucura” que muitas de vcs também vivem... ou viverão:

ANTES DE SER MÃE
Antes de ser mãe, eu fazia e comia os alimentos ainda quentes.
Eu não tinha roupas manchadas,
tinha calmas conversas ao telefone.

Antes de ser mãe, eu dormia o quanto eu queria,
Nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes

Antes de ser mãe,eu limpava minha casa todo dia.
Eu não tropeçava em brinquedos e
nem pensava em canções de ninar.

Antes de ser mãe, eu não me preocupava:
Se minhas plantas eram venenosas ou não.
Imunizações e vacinas então,
eram coisas em que eu não pensava.

Antes de ser mãe,ninguém vomitou e nem fez xixi em mim,
Nem me beliscou sem nenhum cuidado,com dedinhos de unhas finas.

Antes de ser mãe,eu tinha controle sobre a minha mente,
Meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos,
e dormia a noite toda.

Antes de ser mãe, eu nunca tive que
segurar uma criança chorando,
para que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções.
Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam.
Nunca fiquei gloriosamente feliz
com uma simples risadinha.
Nem fiquei sentada horas e horas
olhando um bebê dormindo.

Antes de ser mãe, eu nunca segurei uma criança,
só por não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar,
quando não pude estancar uma dor.
Nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina,
pudesse mudar tanto a minha vida e
que pudesse amar alguém tanto assim.
E não sabia que eu adoraria ser mãe.

Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensação,
de ter meu coração fora do meu próprio corpo.
Não conhecia a felicidade de
alimentar um bebê faminto.
Não conhecia esse laço que existe
entre a mãe e a sua criança.
E não imaginava que algo tão pequenino,
pudesse fazer-me sentir tão importante.

Antes de ser mãe, eu nunca me levantei
à noite toda, cada 10 minutos, para me
certificar de que tudo estava bem.
Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor,
a dor e a satisfação de ser uma mãe.
Eu não sabia que era capaz de ter
sentimentos tão fortes.

Por tudo e, apesar de tudo, obrigada Deus,
Por eu ser agora um alguém tão frágil
e tão forte ao mesmo tempo.

Obrigada meu Deus, por permitir-me ser Mãe!

Silvia Schmidt (Com centenas de mensagens em PPS e páginas na internet, Silvia é, segundo alguns sites, uma das poetisas brasileiras contemporâneas mais lidas do mundo virtual)

Só vivendo pra saber o quanto essa "doce loucura" toma conta da gente e nos faz amar de um jeito que a gente pensava não ser possível,
superando qualquer outro tipo de amor que já sentimos nessa vida ,
convertendo as nossas piores noites de sono em mais ternas e saudosas recordações...

Bjus

Lilly
 

10 comentários:

  1. Também passei essa madrugada...
    É bom saber que isso não acontece somente comigo.

    att

    Juliana El Rafihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      essas "noites coloridas" duram entre 3 meses e 1 ano, dependendo da criança pode durar até um pouquinho mais...Mas não se preocupe que passa, e a gente consegue dormir as tão preciosas 8 horas seguidas novamente.
      Bjus

      Excluir
  2. Lindo texto e linda poesia! :D
    Estou no aguardo, faltam 7 meses.
    Ser pai deve envolver outras preocupações, das quais desconheço, mas é sempre uma história linda. ^_^

    Abraços impolutos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí impoluto, em breve vc vai sentir na pele a doce loucura de ser pai... É diferente de ser mãe, mas tão importante e especial quanto, com seus desafios e alegrias, como disse nossa amiga Paula.
      Conte conosco nessa nova fase!!!
      Bjus

      Excluir
  3. Muito legal essa poesia ^^
    bom... eu ainda não sei como é sentir tudo isso mais um dia sentirei e sei que será maravilhosa essa sensação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Gra,
      quando chegar a sua vez, tenho certeza q será uma doce e linda mamãe!!!
      Obrigada pela colaboração!
      Bjus

      Excluir
  4. Olá meninas!! Parabéns pelo blog!!! Tenho certeza que será muito produtivo, e construtivo para muitas mulheres... Estou nessa jornada de blogueira há uns três meses e cada segundo que passo na frente do PC preparando um post é muito recompensador.. Ainda não tenho um pimpolho pra dividir meu tempo, mas não vejo a hora de colocar um na minha rotina tb... Ainda sim, estarei anotando cada dica que vcs postarem... ;)
    Apareçam na "minha casa fitness" também... rssss
    Bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão Renata,
      Com certeza apareceremos, seu blog é super importante no apoio das amigas que estão NO REGIME!!!
      Bjus

      Excluir
  5. Ser mãe é dedicação e amor incondicional, tem alegrias e desafios.
    Hoje eu queria comprar um sapato, uma coisa que seria simples massss, meu Gabriel que tem apenas 3 meses resolveu chorar e a mamãe teve que deixar para outro dia... mas essa fase super dependente passa, e a gente fica morrendo de saudades... vai entender, coisas de mãe.
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê Paula,
      super legal a sua colaboração!!!Realmente essa dedicação e dependência na relação mãe e filho só entende quem passa.
      Continue conosco!!!
      Bjus
      Obs:desculpe a demora em responder,mas ser blogueira e mãe não é fácil,kkkkk

      Excluir